DIREITO CONSTITUCIONAL


O processo legislativo brasileiro se inicia quando algum ente apresenta uma proposta de criação de um novo direito ou sua alteração, o que denominamos de iniciativa. Esta iniciativa poderá ser proposta apenas por um Deputado ou um Senador. Esta afirmativa está:


ERRADA, já que apenas os Senadores podem propor projetos de lei


ERRADA, já que a iniciativa pode ser também pelo Presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais Superiores, pelo Procurador-Geral da República e inclusive pelos cidadãos


CORRETA, já que o processo legislativo obedece ao sistema bicameral


ERRADA, já que apenas o Presidente da República pode propor projetos de lei


CORRETA, já que o processo legislativo obedece ao sistema unicameral

O PREÂMBULO da nossa Constituição Federal traz que: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus [...]”. Isso significa que:


todas as alternativas estão corretas


o PREÂMBULO contém as chamadas “cláusulas pétreas”, que, no entendimento de alguns doutrinadores, não podem ser alteradas/restringidas, mesmo quando há uma Emenda Constitucional


no PREÂMBULO está a parte transitória da Constituição Federal


o PREÂMBULO apresenta quais são os ideais norteadores do Estado Brasileiro, assim como a finalidade da criação da Constituição


o PREÂMBULO são as normas em seu conjunto que formam a Constituição propriamente dita, manifestadas pela vontade do povo, por meio de seus representantes

Uma Lei Federal de aspecto tributário foi publicada no DOU em 10/01/2017, constando em seu texto que entraria em vigor 10 dias após a sua publicação. Neste caso e considerando o conteúdo estudado inclusive a LINB que estipula o prazo de 45 dias de vacatio legis, pode-se afirmar que a lei passará a vigorar em:


10.01.2017


24.02.2017


10.02.2017


20.01.2017


25.02.2017

Fonte do direito é o fato jurídico que resulta na norma. Assim, são consideradas fontes do Direito:



somente a doutrina é considerada uma fonte do direito.



somente os costumes são considerados fontes do direito.


lei e jurisprudência são duas das fontes do direito.


somente a jurisprudência é considerada uma fonte do direito.



somente a lei é considerada uma fonte do direito.


A Constituição Federal é a lei máxima de nosso país, estando no ápice do ordenamento jurídico brasileiro. Sobre a inconstitucionalidade estudada, assinale com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:

(  ) existem duas formas de inconstitucionalidade: a inconstitucionalidade por ação e a por omissão.

(  ) a inconstitucionalidade por ação é aquela formulada por autoridades que não têm competência para fazê-lo ou o fazem de maneira irregular e também quando infringem os dispositivos constitucionais.

(  ) a inconstitucionalidade por omissão dá-se quando os órgãos competentes não praticam os atos legislativos necessários para aplicação dos ditames constitucionais.


D) V. V. V


A Constituição Federal é a lei máxima de nosso país, estando no ápice do ordenamento jurídico brasileiro. Sobre a inconstitucionalidade estudada, assinale com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:

(  ) existem duas formas de inconstitucionalidade: a inconstitucionalidade por ação e a por omissão.

(  ) a inconstitucionalidade por ação é aquela formulada por autoridades que não têm competência para fazê-lo ou o fazem de maneira irregular e também quando infringem os dispositivos constitucionais.

(  ) a inconstitucionalidade por omissão dá-se quando os órgãos competentes não praticam os atos legislativos necessários para aplicação dos ditames constitucionais.


B) V, F, F


E) F, V, F


A) V,V, F.

No ordenamento jurídico brasileiro, o PLEBISCITO constitui uma forma de consulta popular prévia sobre matéria política ou institucional, antes de sua formulação legislativa enquanto que o REFERENDO constitui uma forma de consulta posterior a aprovação de projeto de lei ou emenda constitucional, para ratificação ou rejeição, configurando ambos instrumentos de exercício de soberania popular. Esta afirmativa está:


Errada, já que o referendo não pode ocorrer nos casos de emenda constitucional


Correta, inclusive tanto a autorização do referendo como a convocação do plebiscito são de competência exclusiva do Congresso Nacional


Errada, pois estão invertidos os conceitos já que o referendo é uma consulta popular prévia


Correta, sendo a convocação do plebiscito de competência exclusiva do Presidente da República


Errada, pois ambos estes instrumentos jurídicos não são considerados exercícios de soberania popular já que cabe ao Congresso Nacional sua autorização de implantação

O artigo 6 da Constituição Federal/88 dispõe que “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Sobre a Seguridade Social, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

I. A Seguridade Social é composta pela saúde, assistência social e previdência social.

II. A seguridade social possui princípios próprios e objetivos que visam à promoção do bem-estar e justiça social.

III. A dignidade da pessoa humana não pode ser considerada e analisada no âmbito da Seguridade Social.

IV. A Seguridade Social não tem previsão constitucional, apenas em Leis Ordinárias.



Somente as afirmativas I e II estão corretas


Todas as afirmativas estão corretas


Somente as afirmativas II e IV estão corretas


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas


Somente a afirmativa II está correta

As garantias constitucionais voltadas a obediência ao princípio do contraditório e da ampla defesa com os meios e recursos inerentes são assegurados nos processos:


apenas judiciais criminais


apenas administrativos


judiciais e administrativos


apenas judiciais


apenas administrativos criminais

O Presidente da República determinou que fosse estipulada uma data posterior a 60 dias para votação popular para eleição dos sete membros que compõem o TSE. Esta atitude está errada, pois:


a votação popular deveria ter sido convocada 120 dias antes das eleições


Os juízes escolhidos são eleitos dentre os Ministros e Desembargadores do STF e do STJ


os juízes escolhidos são eleitos dentre todos aqueles Magistrados do Brasil


a votação popular deveria ter sido convocada pelo STF


os juízes escolhidos são todos nomeados pelo Presidente da República

Os SISTEMAS DE GOVERNO estão associados à forma de relacionamento do governo com os poderes que o constituem, sendo assim analise as afirmativas a seguir:

I – no PRESIDENCIALISMO existe uma independência entre o Poder Legislativo e o Executivo.

II – no PARLAMENTARISMO existe um chefe do executivo chamado de Presidente.

III – no PARLAMENTARISMO o exercício do poder de governar fica na responsabilidade do Primeiro Ministro.

IV – no PARLAMENTARISMO o Primeiro Ministro será eleito pelo povo.

Estão corretas as afirmativas:


I, II e IV


II


III e IV


I


I e III

Páginas: 1234567